Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo. Para as empresas que desejam se destacar na multidão, é essencial acompanhar as tendências que surgem na plataforma.
As tendências do Instagram podem ser definidas como temas, estilos ou formatos que são populares entre os usuários da plataforma. Estas tendências vão desde hashtags e filtros até desafios e vídeos. Ao utilizar essas tendências em suas campanhas de marketing, pode-se aumentar a visibilidade e engajamento com o público.
“Mas por que elas são importantes para a minha empresa?” Para esclarecer essa dúvida, separamos alguns motivos:
Aumenta o alcance
Ao usar tendências populares em suas postagens, a sua empresa aumenta a chance de aparecer nos resultados de pesquisa e no feed de usuários que não seguem a sua conta. Com isso, sua empresa pode atingir um público maior e, consequentemente, aumentar o alcance.
Melhora o engajamento
Sua empresa pode criar conteúdo que seja relevante e interessante para o seu público. Isso pode levar a um aumento no engajamento, já que as pessoas tendem a interagir mais com conteúdo que está de acordo com seus interesses.
Reflete uma imagem atualizada
Isso pode ajudar a construir uma imagem positiva e moderna para a sua empresa.
Demonstra criatividade
As tendências do Instagram mostram que sua empresa está sempre em busca de inovar, e isso pode ajudar a diferenciar sua marca da concorrência e criar uma imagem forte e única.
Facilita a criação de conteúdo
Ao seguir tendências populares, sua empresa pode se inspirar para criar conteúdo novo e relevante. Além disso, muitas trends já possuem um formato ou estrutura pré-definida, o que pode facilitar a criação de conteúdo.
Permite acompanhar a concorrência
Você poderá avaliar o que a concorrência está fazendo e encontrar maneiras de se diferenciar. Isso pode ajudar a desenvolver estratégias de marketing mais efetivas e criativas.
Exemplos de trends que fizeram sucesso na plataforma
Figurinha Copa do Mundo Qatar 2022
Nesta trend, foi criado um filtro que transformava o usuário em uma figurinha do layout original usada no álbum da Copa do Mundo de 2022. O sucesso foi tanto que muitos usuários fizeram as suas, incluindo famosos como cantores e atores.
Filme Barbie
Com a divulgação dos pôsteres e trailer do filme Barbie que será lançado neste ano, através da ferramenta de inteligência artificial “Barbie Selfie Generator” os usuários puderam colocar suas fotos no layout do filme.
Seguir as trends do Instagram é uma maneira de aumentar a visibilidade e o engajamento da sua empresa na plataforma
Com isso, sua empresa pode criar uma imagem moderna e relevante, além de se destacar no mercado. As tendências do Instagram podem trazer diversas vantagens, mas devem ser utilizadas de forma estratégica e alinhada aos objetivos da marca.
São muitas as opções de trends, entretanto, é preciso avaliar antes de sair fazendo todas, já que utilizar as tendências de forma inadequada ou descontextualizada, pode gerar efeito contrário ao esperado e prejudicar a imagem da marca.
Agora que você já sabe que as trends do Instagram podem trazer diversas vantagens, desde o aumento da visibilidade e do engajamento até o fortalecimento da marca e a criação de conteúdo, fique de olho nas próximas tendências e aproveite o momento para sua empresa participar e engajar-se com o público!
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