Lead: O que é? Por que ele é importante para sua empresa?

"Captar leads é crucial para entender o interesse que o público tem no seu produto ou serviço."

Lead é o termo utilizado para alguém que deixou suas informações de contato para sua empresa, normalmente estas informações são coletadas através de landing pages, pop-ups, whatsapp, redes sociais e formulários. A partir do momento que você consegue as informações de um usuário na internet, ele oficialmente pode ser considerado um lead e representa uma oportunidade de negócio, ou seja, é um potencial cliente, pois já demonstrou interesse em sua empresa ou em algum conteúdo.


Esse usuário tem grande importância para seu negócio, porque mesmo que ele ainda não tenha realizado uma compra, ele pode ser trabalhado, nutrido, e se tornar um lead qualificado, ou seja, desejar saber mais informações, tanto em estrutura quanto sobre ofertas de produtos/serviços.

Por que captar leads?

Captar leads é crucial para entender o interesse que o público tem no seu produto ou serviço. A partir do contato com ele, pode-se iniciar um melhor relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja realizada.


A tecnologia está presente em tudo no nosso dia a dia e no ramo de vendas ela é uma forte aliada, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet. Então, por que não atrair aquele possível cliente que dá preferência em adquirir um produto/serviço com apenas um clique?


Sem contar que, a relação entre pessoas e marcas se aprofundou e os usuários estão cada vez mais interagindo com as empresas. Isso faz toda a diferença na decisão de compra.

Como captar leads?

Para ter uma boa e maior captação de leads é necessário criar “iscas” ou seja, estratégias que despertem a atenção e o desejo do público. Elas podem ser mais simples do que você imagina!


A seguir, separamos algumas dicas de como fazer isso:

  • Ofereça conteúdo gratuito e relevante – isso pode ser uma excelente maneira de coletar os dados das pessoas que se interessam pelo seu negócio. Esse conteúdo pode ser o acesso a download de e-books, vídeos, tutoriais, podcasts…

  • Redes sociais – o Instagram e o Facebook, por exemplo, podem dar o suporte necessário para a captação de leads, mas ressaltamos aqui que o conteúdo oferecido deve despertar o interesse do público, ou seja, relevante;

  • Seu site/blog precisa ser simples e intuitivo – as navegações descomplicadas ajudam nas conversões e evitam saídas rápidas do site;

  • Crie e-books – conteúdos mais aprofundados entregam ainda mais valor para seus possíveis clientes;

  • Email marketing – é uma excelente estratégia de nutrição de leads. Você pode pensar em campanhas relacionadas a datas importantes ou comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia do amigo, Natal…;

  • Capriche nas Landing Pages e pop-ups – devem conter um formulário em que a pessoa passe algumas informações;

  • Peça poucas informações da pessoa – isso irá facilitar que ela preencha os dados e se torne o seu lead.

Diferença entre Lead e Visitante

Para entender bem o que é um lead, é importante entender também o que não é um lead. Muitas vezes, lead e visitante são usados como sinônimos, por isso, vamos diferenciá-los:

  • Lead como dito lá no início é um “alguém” que visita a sua empresa pelo site/blog, redes sociais, demonstra interesse no seu negócio e deixa suas informações de contato;

  • Visitante: também é uma pessoa que chega até sua empresa através de uma pesquisa nos buscadores ou apps, mas que diferente do lead, não tem nenhum interesse em conhecer melhor sua marca e comprar seus produtos.

Como você pode ver, o lead está mais próximo de se tornar um cliente da sua empresa.

Por isso, fazer um bom trabalho de captação e investir em estratégias, pode ser muito eficaz para o alavancamento de suas vendas.


Qual a importância de gerenciar os Leads da sua base?

A gestão de Lead é uma estratégia para aquelas empresas que desejam obter informações sobre seus potenciais clientes. Uma boa gestão de Leads tem o poder de ampliar significativamente os resultados de negócio no marketing digital.


Ah! Uma coisa muito importante: não adianta ter uma base grande de Leads se eles não se tornam oportunidades e nem clientes com o passar do tempo. É preciso nutrir os Leads para que evoluam no funil e não se percam por falta de conteúdo! Além do volume de leads, sua empresa deve estar atenta à qualidade desses contatos.

Conheça algumas ações para gerenciar sua base de Leads:

  • Tempo é dinheiro - dedique um tempo diário ou semanal para melhorar as etapas do seu funil de vendas. Uma boa estratégia é ter uma pessoa específica para analisar o histórico dos Leads, entender quais conteúdos interessam, em qual etapa da trajetória de compra eles se encontram e como vender para esses "alguéns";

  • Deixe sua base sempre saudável - é importante entender como está cada necessidade de cada contato, para que, de alguma maneira eles continuem sendo potenciais clientes;

  • Organize as listas de Leads - revise as listas criadas e certifique-se de que as personas estão bem configuradas, pois é preciso identificar em que fase do funil cada Lead está para que ele receba o conteúdo indicado;

  • Saiba para quem vender seus produtos/ serviço - tenha em mente 2 perguntas “O que quero vender?” e “Para quem quero vender?

Lead perdido, vale a pena abordar novamente?

Antes de tudo, é preciso ter em mente que, um lead perdido não significa que ele não quer saber do seu produto/serviço, ele só não quer comprar naquele momento. Pode ser que, naquele dia, não houve conexão por um motivo ou outro, mas isso não quer dizer que essa venda nunca será feita. Sendo assim, vale a pena sim abordá-lo novamente.


O alinhamento entre Marketing e Vendas é fundamental para essa retomada, principalmente se forem utilizadas ferramentas integradas.

Se você curtiu este conteúdo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais para que eles também possam compreender um pouco mais sobre Leads! :)


4 visualizações0 comentário