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Como ganhar mais seguidores no Instagram com 5 dicas práticas


O Instagram é uma das redes sociais mais usadas do momento. De acordo com um levantamento recente da Statisa, só no Brasil, há cerca de 99 milhões de usuários ativos. Logo, garantir a presença da sua marca na plataforma é uma forma relevante de aumentar a visibilidade da mesma e, consequentemente, realizar mais vendas.


Porém, o desafio que todo empreendedor enfrenta ao criar um perfil comercial no Instagram é como conseguir mais seguidores. Pensando nisso, nós aqui da Lemon Comunicação preparamos este artigo com muito carinho para te apresentar 5 dicas assertivas que você pode colocar em prática o quanto antes.


Acompanhe a leitura com bastante atenção!


1 – Defina a sua persona


A persona é um personagem fictício criado a partir de dados e pesquisas para representar o seu cliente ideal. Todas as ações que você tomar no Instagram serão voltadas a ela, e é por isso que esse é o primeiro passo para você ganhar mais seguidores no perfil da sua marca.

Para criar a sua persona, você pode fazer uma pesquisa com seus atuais e potenciais clientes. Saiba quais são seus comportamentos, dados demográficos, desafios, sonhos, dores, problemas e, principalmente, como o seu produto ou serviço pode ser realmente útil na vida dessas pessoas.


Com a persona definida, todas as ações a serem realizadas ficarão mais claras; afinal de contas, você terá em mãos dados importantíssimos.


2 – Crie conteúdos de valor


Um dos principais motivos que farão as pessoas seguirem o perfil da sua marca no Instagram é pelo conteúdo que você publica, e é por isso que este precisa ser de muito valor.

Nesse momento, você deve estar se perguntando o que é e como criar um conteúdo de valor.

Vamos lá, um conteúdo de valor é aquele que resolve os problemas dos seus seguidores. Com a sua persona criada, você saberá quais são esses problemas e quais os conteúdos que irão auxiliar na solução.


Fazendo isso, você estará aumentando a sua percepção de autoridade no assunto, o que irá ajudar a sua marca a se tornar referência no mercado.


Algumas dicas extras a respeito dos conteúdos:

- Capriche nas legendas: as legendas são fundamentais para atrair a atenção do público e fazer com que eles sigam o seu perfil. São 2.200 caracteres a sua disposição para escrever textos completos e relevantes. Porém, use esse recurso com sabedoria; ao escrever textos longos, procure fazê-lo com parágrafos curtos, o que permite melhor escaneabilidade do olho humano. Você já deve ter percebido como é difícil ler aqueles textões com grandes blocos de parágrafo, não é mesmo? Além disso, procure variar entre as publicações com textos longos e curtos.

- Utilize todos os recursos a seu favor: o Instagram conta com uma infinidade de possibilidades para criarmos os conteúdos. Só nos stories, você consegue postar fotos, vídeos, textos, enquetes, caixinha de perguntas, músicas, etc. No feed, existem alguns formatos de vídeo que você pode fazer, como o IGTV e o Reels. Sem contar as transmissões ao vivo, que podem ser a pedida certa para você se conectar com seu público e até fazer vendas em tempo real. A dica aqui é para que você faça testes e entenda exatamente qual é o formato de conteúdo que atende a necessidade do seu público.

- Patrocine os seus conteúdos: para acelerar ainda mais o crescimento do seu perfil, você pode utilizar o Facebook Ads a seu favor, a ferramenta de anúncios do Facebook que lhe permite fazer a segmentação do seu público para otimizar seus resultados. É importante ressaltar aqui que os resultados com essa estratégia tendem a ser mais relevantes quando você já conta com uma boa produção de conteúdo.


3 – Inspire-se em outros marcas


É provável que de vez em quando você perceba que outras marcas têm gerado ações que dão muito certo nas redes sociais. Com isso, você pode se inspirar e adaptar essas ações aplicando no perfil da sua marca.


Até mesmo as ações que deram errado para outras marcas podem servir de inspiração, uma vez que você pode analisar com calma e aplicar do jeito certo com o seu público.

Por isso, siga outros perfis e esteja atento para acompanhar tudo o que dá certo e errado. Formatos de conteúdos, ações diferenciadas e textos atrativos, por exemplo, devem ser monitorados para que você aumente o seu repertório de ideias e replique no seu perfil.


4 – Use influenciadores digitais


Uma ótima estratégia para aumentar o número de seguidores no perfil da sua marca é fazendo parceria com os influenciadores digitais, já que esses têm um alto poder de influência junto do público.


Todos nós tendemos a seguir com mais facilidade uma indicação de alguém de confiança, não é mesmo? Logo, se algum influenciador indicar o perfil da sua marca, é provável que muitas pessoas passem a se tornar seguidores e, por consequência, adquiram os seus produtos ou serviços.


5 – Analise os resultados


“O que pode ser medido pode ser melhorado” já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker. No Instagram, isso não é diferente.


É por isso que essa é nossa quinta e última dica para você ganhar mais seguidores no Instagram é analisando os resultados ao longo do tempo.


Existem diversas plataformas on-line que lhe ajudam nesse processo, como Bume, Union Metrics e Crowdfire.


Defina metas a curto e longo prazo para que você consiga acompanhar a evolução do seu negócio ao longo do tempo, garantindo também os espaços para adaptações de emergência.


Conheça a Lemon


Somos uma agência de comunicação. Porém, também somos uma agência de negócios, o que combinado, resulta em uma agência de negócios criativos. Negócios estes que podem ser propaganda, desde que gerem negócios para o cliente. Negócios que podem ser conteúdo, desde que gerem oportunidade de venda para o cliente. Negócios estes que são obrigatoriamente boas ideias - e boas ideias precisam gerar negócios para o cliente.


Somos apaixonados por comunicação e por números. Por conceitos que mudam o jogo, ideias incríveis, conteúdo que faz emocionar, ações e ativações que impactam. Isto é ser Lemon: ideias em constante movimento, sempre ligadas a um objetivo.

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