PICOS E VALES: APRENDENDO COM A DIFICULDADE | 101% #013
top of page

PICOS E VALES: APRENDENDO COM A DIFICULDADE | 101% #013


Uma das coisas que mais gostamos dos nossos conteúdos de quinta-feira é porque podemos falar com vocês sobre coisas que estão acontecendo no dia a dia da agência em praticamente em tempo real, então as coisas que estão acontecendo nessa semana a gente separa para contar para vocês na quinta-feira. Então bora lá!

Acreditamos que vocês já ouviram falar sobre essa dinâmica de picos e vales. Mas qual que é mais ou menos essa dinâmica? Que esses picos e vales meio que se aplicam as coisas que acontecem ao nosso dia a dia, que em dias são mais felizes onde a gente conquista coisas e comemora e fica feliz, tem os dias de planícies que são os dias meios termos que não aconteceu muita coisa boa nem muita coisa ruim e a gente fica ali no limbo e tem os vales, que é os momentos de um pouco mais de tristeza, de apreensão que a gente se sente um pouco infeliz e meio que nessa dinâmica que a vida vai seguindo, nos picos e vales.

E isso coincidiu bastante com um vídeo do Geronimo Theml que ele faz uma reflexão porque que as pessoas com mais costumes, mais rotineiramente aprende nos vales e não picos? E entendemos sobre essa reflexão foi que era porque nos picos a gente meio que fica um pouco mais despojado, mais descontraído, se sente um pouco mais, se acha um pouco mais, ganha um pouco mais de auto confiança, ou seja no pico não é um bom lugar de aprendizado, então já que ali no pico você não consegue aprender tanto com aquilo que aconteceu existem os vales que até então seriam momentos de um pouco mais de introspecção e reflexão e ele aborda que o vale é um excelente momento pra que você busque o que está faltando e que vale proporcione pra que você aprenda e saia daquele vale no próximo momento pra um pique ou pra uma planície e que ao longo do ritmo da vida esses picos e vales vão sempre acontecendo, mas que os vales seriam então o momento oportuno pra que você aprendesse uma coisa nova, ganhasse novos conhecimentos, novas habilidades que melhoraria aquele vale e te levaria pro um pico e depois os outros acontecimentos, vale de novo e pico de novo.

Um exemplo: toda vez que a gente começa a fazer uma coisa nova às vezes parece tão difícil que a gente questiona as nossas competências e habilidades e não conseguimos entender por que que tem que ser tão difícil. E neste momento de vale, o que a gente precisa aprender? Primeiro sobre a consistência e que a dificuldade é só um pré-requisito pra desenvolver uma nova habilidade, a dificuldade é só porque ainda não sabemos, mas a hora que soubermos a frequência, a constância vai fazer com que cada vez mais nós desenvolvemos essa habilidade e conhecimento para que saímos desse vale para o pico que é conseguir aplicar bem, conseguir realizar as atividades bem, conseguir entender todas as mecênicas dessa ferramenta quais são as possibilidades e já conseguir cada vez mais obter melhores resultados.

Se você está passando por um vale na sua área profissional, área financeira, pessoal, mas pense nesta possibilidade de qual habilidade você precisa desenvolver e de que novos conhecimentos você precisa ter pra que possibilite que você vá para o pico e que você comemore e que você colhe os resultados. Se você está a muito tempo num vale possivelmente você precisa de um profissional mais habilitado para que e instrua a como sair deste vale.

Achamos que a ótica que precisamos ter é sobre fazer uma reflexão sobre quais habilidades e conhecimentos a gente precisa desenvolver para que possamos ir para o pico a partir deste vale, desta dificuldade que estamos passando.


133 visualizações0 comentário
bottom of page