6 dicas para ter uma embalagem que vende


Para um consumidor, a embalagem pode ser apenas um item do produto que serve apenas para garantir a segurança ou limpeza do produto que ele está adquirindo. A verdade é que ao longo da história o estudo da embalagem se tornou imprescindível para qualquer empresa que deseja destacar seu produto, sendo tão importante que existem especialistas na criação de embalagens.


Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing, entende que a embalagem faz parte de um grupo de ações de desenho e produção de um instrumento de envasamento de

um item e pode ser fator decisivo para a compra de um determinado produto.


Já imaginou alguém comprando uma garrafa de whisky Johnnie Walker

enrolada em um saco de papel? Então você pode se perguntar: mas o importante

não é o líquido? De fato, o líquido é o produto, mas para uma pessoa que irá gastar R$800,00 em uma garrafa de Blue Label é crucial que venha embaladinho na caixinha

própria do produto.


Tendo em vista a importância da embalagem separamos 6 itens que podem fazer com que a embalagem do seu produto seja extremamente atrativa.


1 - COR E SUA PSICOLOGIA


As cores representam cerca de 80% o reconhecimento da sua marca, isto significa que elas influenciam diretamente na confiança do seu público. Em alguns estudos, 85% dos consumidores indicam a cor como o principal fator para comparar um determinado produto.


Cores estabelecem uma conexão emocional com o consumidor, é possível observar que a maioria dos produtos alimentícios utilizam cores quentes em suas embalagens, isto porque o calor passado pela cor pode provocar uma reação mais instintiva e provocar desejo no cliente.


Na imagem abaixo é possível identificar algumas emoções provocadas pelas cores.



2 - DESIGN FUNCIONAL


Sua embalagem é fácil de manusear ou carregar? Ela utiliza material sustentável? Ela é fácil de armazenar? Estas são algumas das inúmeras perguntas que você deve fazer sobre a sua embalagem. Um estudo de caso interessante é a evolução das embalagens de leite, até a década de 90 o leite era vendido em sacos plásticos, difíceis de armazenar e com uma validade muito curta.


Com a evolução das embalagens, praticamente todas as marcas começaram a envasar o leite pasteurizado em caixas. Mas a evolução do design parou por aí? Claro que não! Hoje muitas marcas se preocupam com a armazenagem do produto, por isto a embalagem ficou mais alta e mais estreita para acompanhar o tamanho padrão dos armários. Também foram criadas maneiras mais fáceis de abrir sem a utilização de uma tesoura, aumentando a praticidade e aprimorando a segurança.


Como neste estudo de caso, todo e qualquer produto deve se reinventar quanto ao design, sempre levando em consideração a experiência do cliente.


3 - VANTAGENS DO PRODUTO EM DESTAQUE


A embalagem é considerada um verdadeiro anúncio publicitário, nela devem estar destacadas todas as vantagens do seu produto perante a concorrência, seja na economia, qualidade ou rendimento.


Entender o seu público alvo é de extrema importância neste momento, saber exatamente quais são os fatores decisivos para a compra do produto podem fazer com que seu produto saia mais das gôndolas do que o dos seus concorrentes.


4 - PROVOQUE DESEJO


Como no tópico anterior, é importante lembrar que sua embalagem é seu melhor anúncio publicitário, por isto o layout deve provocar os sentidos do consumidor. Um produto utilizado para limpeza de automóveis pode realizar mais vendas se inserir a imagem de um carro extremamente limpo e brilhante em sua embalagem.


Provocar desejo em uma embalagem não se restringe apenas ao uso de imagens, mas também sobre o conceito que ela pode representar. Muitas marcas vão a fundo no estudo do seu público e podem chegar à conclusão que apenas uma logo dourada em um fundo preto pode trazer um estímulo mais eficaz que uma imagem elaborada.


5 - ENTENDA O QUE SEU PÚBLICO ALVO DESEJA


Na maioria dos tópicos até o momento sempre nos deparamos com uma coisa em comum, ENTENDER O QUE SEU PÚBLICO DESEJA. Com a tecnologia é possível estar mais próximo do seu público, entender quais suas motivações e desejos, tornando-se muito mais fácil desenvolver uma embalagem que realmente atenda sua necessidade. Utilize os canais digitais como ferramenta de pesquisa.


6 - ESPECIALISTAS PODEM AJUDAR


Agências especialistas em embalagem estão constantemente em conexão com o que há de mais novo em soluções de design levando em consideração todos os tópicos até aqui apresentados.


Indústrias e corporações que buscam profissionais sem especialização ou desenvolvem suas embalagens com fornecedores não especializados podem adquirir mais prejuízos do que lucros.


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