ANÁLISE DO RELATO DE UM MEDALHISTA DE OURO OLÍMPICO - THIAGO BRAZ RIO 2016 | 101% #008
top of page

ANÁLISE DO RELATO DE UM MEDALHISTA DE OURO OLÍMPICO - THIAGO BRAZ RIO 2016 | 101% #008


E para o nosso primeiro 101% de 2020 separamos uma história do Thiago Braz que ele foi um dos 7 medalhistas olímpicos da olimpíada de 2016, levando a medalha de ouro, e pegamos essas informações a partir de uma reportagem, e que é bastante importante pra gente poder comparar, por que a gente acha que esses atletas de auto rendimento eles são meios que de "outro planeta", brincadeirinhas a parte.

Então a partir de uma reportagem que foi publicada em 2018, a gente vai fazer umas análises bem simples de fatos que o Tiago elencou com comparativos de coisas que acontecem no nosso dia a dia e ver se a realidade do Thiago é tão distante da realidade que a gente vive aqui no nosso dia a dia também. Vamos começar!

No dia do salto com vara, da final, estava chovendo muito e o Thiago disse que ele pensou assim, que ele se preparou 4 anos pra deixar que aquilo estragasse o resultado que pra ele podia ser bom, então a chuva era um fator externo, ele não podia controlar o fato de chover ou não, e isso começou a deixar ele desanimado a mexer com a confiança dele, mas logo de cara ele percebeu que não era aquilo que ia impedir ele de conseguir o que ele queria mesmo que ele não conseguisse controlar. E a gente aqui no nosso dia a dia também enfrentamos fatores externos que a gente não tem a capacidade de controlar e que as vezes acabam prejudicando o que a gente pensa em relação aos resultados que a gente pode conseguir;

Depois os saltos começaram e ele disse que depois do primeiro salto ele sentiu mais confiança, então a gente para pra pensar que ele já saltava muitos anos antes mas que pra aquele momento especifico ele se preparou durante 4 anos, foram inúmeros saltos, e mesmo assim ele precisou do primeiro salto pra sentir essa dose maior de confiança e se jogar mais de corpo e alma pra competição E com a gente isso acontece também. A gente se prepara pra uma coisa, sente medo, sente ansiedade, tem medo de falhar, tem medo de frustar as pessoas importantes, mas precisa de uma primeira coisa acontecer e dar certo pra gente de fato acreditar no nosso sonho e recarregar as energias e sentir mais confiança;

Depois já no final, o Thiago e um francês(esse francês era meio que o favorito pra ganhar) ficaram pra disputar a medalha de ouro e aí foi no salto de 5, 98 m. Então o francês saltou, passou com folga e ficou super feliz porque ele havia acabado de quebrar um record olímpico e tudo mais e na hora o Thiago se sentiu desafiado e pensou:

"O que que eu posso fazer pra melhorar essa situação?"

E na nossa realidade também né, a ente enfrenta vários desafios, se prepara muito pra uma coisa, e aí você encontra outra realidade, ou outra pessoa que se preparou mais que você, ou uma situação nova que você não conseguia prever, inúmeras coisas. E ali na hora o Thiago disse que teve um impulso e decidiu não mais saltar a marca 5.98 mas saltar 6,03 m e ele ficou um pouco em dúvida porque ele nunca havia saltado essa marca antes, e aí ele foi consultar o seu técnico por esse seu "impulso". E nesse momento que ele decidiu saltar os 6,03m ele se sentiu confiante, mesmo nunca tendo saltado essa marca antes e ele diz bem claramente que ele decidiu isso e assumiu os riscos.

E aí a gente pensa sobre isso na nossa realidade também, quantas vezes a gente decide por alguma coisa mas tem medo de assumir os riscos, todas as nossas escolhas envolvem perdas e ganhos e a gente tem que estar dispostos a assumir os riscos disto e não colocar a culpa nos outros.

E voltando ao salto do Tiago ele saltou e ganhou a medalha de ouro.

E pra fechar esse assunto separamos algumas anotações pra você fazer a sua reflexão.. - Pagar o preço das escolhas: não dá só pra ganhar e não pra gente ter tudo que a gente quer, quando a gente escolhe por algumas coisa automaticamente a gente abre mão de uma ou várias outras coisas e ta tudo bem, esse é o preço que a gente tem que pagar; - Se desafie: faça sempre a mais do que você está acostumado a fazer, faça o 101%; - Assuma o risco - Quando você se deparar por uma situação difícil, pense em " o que eu posso fazer pra melhorar essa situação" - Comemore muito suas conquistas.


6 visualizações0 comentário
bottom of page